Psicoterapia & Psicodiagnóstico

    A Psicoterapia tem como finalidade tratar dificuldades emocionais, comportamentais, cognitivas, tais como depressão, ansiedade, traumas, dificuldades de relacionamento, irritabilidade, obesidade, medo de falar em público, crises de pânico, timidez, dificuldades de aprendizagem, baixo rendimento escolar, déficit de atenção, entre outros problemas de saúde mental.

  Já o Psicodiagnóstico é uma técnica utilizada por Psicólogos para obter informações sobre a estrutura e dinamismo de um paciente, além das funções cognitivas e traços de personalidade; é o “diagnóstico psicológico” com objetivo de clarificar alguma dúvida ou dificuldade no tratamento de um paciente.

   Neste processo, o Psicólogo utiliza-se de Entrevistas (inicial, anamnese, etc), Ludodiagnóstico (no caso de crianças), aplicação de Testes Psicológicos. Ao final do processo, são apresentados os resultados para o paciente e se necessário, o encaminhamento para outros profissionais como Neurologistas, Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, entre outros.

 

*Os testes utilizados no Psicodiagnóstico são de uso exclusivo do Psicólogo.